Buscar
  • marcoskoslopp

Qual o melhor material para móveis planejados?

Os móveis planejados são cada vez mais a opção para as pessoas que pretendem obter móveis personalizados, e principalmente de alta qualidade.


Eles são muito requisitados, pois dessa forma você pode deixar não só sua casa da forma que deseja, mas também pode escolher o material usado na confecção do seu móvel. O que é muito importante, já que a maioria dos que são comprados nas lojas possuem uma baixa qualidade e uma vida não muito longa.


Mas você sabe qual o melhor material para poder escolher da maneira certa? Não? Então confira as dicas que vamos dar.


MDF e MDP


A grande maioria dos móveis sob medida são construídos com um desses materiais, o MDF ou o MDP. Ambos são parecidos, mas é preciso saber qual deles é melhor, antes de optar por um dos dois.


O MDF (Medium Density Fiberboard - Painel de Fibra de Média Densidade) é um painel de partes de média espessura e é formado ao fixar uns nos outros, é formado por fibras de madeira. É muito escolhido para a confecção pois é mais maleável que o MDP, sendo usado para partes mais curvas ou com algum detalhe diferenciado.


O MDF também é mais próximo da madeira, com superfícies grandes e homogêneas, o material permite cortes em qualquer sentido, apresentando um toque liso e uniforme.


Já o MDP (Medium Density Particleboard - Painel de Partículas de Média Densidade) apresenta menos maleabilidade, mas é igualmente resistente, ele é mais usado em peças mais retas e nas que necessitam de mais sustentação.


É considerado o painel de madeira industrializada mais consumido no mundo. É muito superior aos feitos antigamente, como o compensado, faz parte de uma nova geração de painéis de densidade.


É mais comum que seja usado em portas, gavetas, e prateleiras, pois não racha quando parafusado. Ele é feito de uma chapa de fibra de média densidade, formado por partes de madeiras unidas em duas camadas.


Entre suas qualidades temos: capacidade de suportar mais peso; é considerado mais econômico; muito indicado para projetos em linha reta, mais conservadores e utilitários (como prateleiras) e apresenta maior resistência à fixação de parafusos.


OSB


Esse material dá um acabamento mais rústico, ou seja, menos polido que os anteriores, é formado por partículas maiores que do MDP, e seu acabamento consiste em uma boa camada de verniz, isso garante que seja menos polido.


Outra característica é que esse tipo de material é um ótimo isolante acústico, pode ser planejado para servir como móvel nas paredes como prateleiras com fundo, uma estante de livros ou armário embutido.


Seu acabamento mais rústico também faz com que ele seja perfeito para ser usado nos móveis para o lado de fora da casa, como na varanda, jardim ou no quintal.


Como avaliar a qualidade dos materiais?


Checar a qualidade dos materiais é muito importante, ajuda a garantir a qualidade final do produto. Além disso, verificar se tudo está certo ajuda a evitar acidentes futuramente, é preciso checar as dobradiças, corrediças, puxadores e trilhos estão devidamente aplicados, isso irá impedir que venham a ceder depois.


Qualquer situação dessas pode gerar um problema enorme para a loja de móveis planejados. Por isso que a avaliação deve ser feita, por meio de testes práticos que ajudem a saber quais os limites dos móveis. Além do mais, essa prática também ajudará a concluir quais serão as recomendações de uso para os clientes.

Todos tem uma qualidade parecida, mas ainda assim é preciso avaliar, verifique se eles são resistentes, ao ser parafusado veja se as chapas não se desmancham.


Como dissemos, elas não podem abrir rachaduras nem se desmanchar.


Caso o material apresente rachaduras, pode acontecer dos parafusos caírem. Esse ponto é importante pois pode afetar a segurança do cliente. Além do mais, após o acabamento, é preciso testar a resistência à água e à poeira. Dependendo da função que será dada ao móvel, a intensidade dos testes pode ser maior ou menor.


É importante checar se o acabamento do móvel está de acordo com o prometido, se está tudo vem colado e parafusado, dessa forma a vida útil do móvel será muito mais extensa.


As fitas em PVC, que são utilizadas nas bordas, não devem ser de fácil remoção e, de preferência, coladas com cola apropriada para o material. Peças de vidro não podem estar soltas, elas precisam de aderência para evitar que aconteça acidentes.


É claro que para ter certeza é preciso contar com uma empresa que trabalhe bem e se comprometa a entregar o produto como prometido, bem feito e resistente.


Móveis não são muito baratos, por isso é tão importante se certificar da qualidade, afinal é esperado que dure por alguns anos, então antes de fechar negócio, conheça o fornecedor e se garanta de que ele irá lhe entregar um móvel planejado de forma correta.


MÓVEIS BR. Seu site de móveis planejados na internet!



Qual o melhor material para móveis planejados?


10 visualizações0 comentário