Buscar
  • MÓVEIS BR

O que faz uma marcenaria?

A marcenaria é uma das profissões mais antigas do mundo, visto que a madeira era uma das principais matérias-primas utilizadas na época. No entanto, mesmo que a tecnologia tenha surgido, é difícil substituir esse material tão precioso, sendo ela muito presente em casas, apartamentos, lojas, empresas, entre outros. Isso acontece devido à sua capacidade de transformar-se em objetos, artigos de decoração, móveis planejados, etc.

Contudo, é comum que ainda hoje surjam diversas dúvidas sobre como e onde são produzidos tais objetos. Pensando nisso, hoje vamos explicar o que é e o que faz uma marcenaria.


O que é uma marcenaria?


A marcenaria é a área de atuação na qual o marceneiro (profissional) transforma a madeira criando objetos e móveis, de todos os portes, como armários, rodapés, portas, objetos artísticos, entre outros.


Como falado, é uma profissão muito antiga e mesmo que não se sabe exatamente toda a sua história, existem registros de seu surgimento nos anos 1500 na Europa, chegando até os dias atuais sem muitas alterações no conceito geral. Sua principal função até hoje é a fabricação de móveis, como cadeiras, guarda-roupas, cômodas, mesa de cabeceira e inclusive móveis planejados, sendo um trabalho totalmente artesanal e delicado.


Antigamente, todos os marceneiros eram homens que passavam e até hoje mantêm o hábito de repassar seus conhecimentos para os filhos. No entanto, por mais que ainda sejam maioria, nos dias atuais, também estão presentes muitas mulheres no ramo, oferecendo então maior diversidade. Além disso, por mais que não exista nenhuma formação necessária para tornar-se marceneiro, estão disponíveis diversos cursos e especializações para aprender novas técnicas.


Habilidades e atividades de um marceneiro


Por ser um trabalho artesanal, a marcenaria exige muita dedicação, visão artística e sensibilidade do profissional para que seja entregue um trabalho único e valioso para o cliente. Mesmo sendo uma profissão antiga e que não tenha sofrido alterações drásticas, a marcenaria, ao contrário do que se pode pensar, evoluiu muito com o tempo, incluindo outros materiais, como MDF, compensado, folhas em madeira, aglomerado e fórmica. Tais materiais demandam habilidade e muito cuidado, principalmente na hora do corte, visto que além de poder afetar a peça, também corre o risco de machucar o marceneiro.


Engana-se quem pensa que ele apenas fabrica a peça, por trás disso existe um trabalho intenso e que envolve muitas outras coisas. Veja algumas das atividades que um marceneiro realiza:


· Utiliza ferramentas e instrumentos diversos, como serras, utensílios manuais para corte, perfuração, raspagem, etc;

· Elabora o projeto das peças;

· Realiza desenhos com marcações, traçados, formas e medidas para definir o tipo de corte do objeto ou móvel a ser fabricado;

· Opera máquinas e serras;

· Produz móveis e objetos;

· Conhece diversas técnicas de montagem;

· Discute com o cliente para entender suas preferências;

· Repassa o conhecimento das normas de segurança no trabalho;

· Detém alto conhecimento sobre diversos tipos de madeiras e pode realizar a indicação das mesmas.


Além dessas atividades, o marceneiro precisa trabalhar sua criatividade e paciência para elaborar o projeto solicitado pelo cliente. Também pode ser considerado um diferencial a habilidade de desenhar, mas com a possibilidade de utilizar programas digitais para isso como Autocad, SketchUp, Revit, Marcenaria D, etc.


Diferença entre marcenaria e carpintaria


É muito comum as pessoas confundirem a marcenaria com o ramo da carpintaria, contudo são áreas diferentes. O marceneiro é responsável exclusivamente por fabricar, conservar e reparar móveis ou objetos a base de madeira, utilizando materiais de boa qualidade. Já a carpintaria se utiliza da madeira maciça em seu estado natural, sendo mais utilizada nas áreas de construção civil e naval. Além disso, essa área trabalha com escadas, portas, soalhos, telhados, entre outros. Ou seja, enquanto a marcenaria é mais artesanal e delicada, a carpintaria pode ser considerada mais bruta.


Uma curiosidade interessante é que a marcenaria, na verdade surgiu por meio da carpintaria, adaptando as técnicas para o desenvolvimento de seus produtos. Além disso, por mais que a tecnologia tenha surgido, esse tipo de trabalho ainda é muito valorizado e utilizado em fabricações de móveis planejados, por exemplo. Além de deixarem sua casa mais bonita, os móveis planejados são responsáveis por oferecer maior funcionalidade e praticidade para o dia a dia. Isso porque eles são feitos sob medida, se adequando a qualquer espaço de seu lar. Eles também são considerados uma ótima forma de investimento, visto que valorizam e muito o imóvel, possibilitando cobrar um valor mais alto pelo aluguel ou venda, por exemplo.


Pensando nisso, é muito importante encontrar um profissional qualificado e que além de fabricar os móveis, possa guiar o cliente para as melhores escolhas. Afinal, como possui maior conhecimento de mercado e experiência no ramo, ele irá orientar e aconselhar as medidas, materiais, formas, cortes e montagem ideal. Isso, além de economizar seu tempo, também irá economizar dinheiro, evitando com que seja realizado o mesmo trabalho mais de uma vez.




2 visualizações
Faça uma busca por móveis em sua cidade e entre em contato!
Encontre fabricantes de móveis

© Direitos reservados a MÓVEIS BR