Buscar
  • marcoskoslopp

Móveis iluminados trazem mais vida aos ambientes da casa

É fato que um cômodo da casa sempre acaba recebendo menos luz que os demais e, em alguns casos, mesmo com reforma não é possível mudar essa situação. Uma dica importante para quem está procurando um novo imóvel junto à imobiliária é perguntar sobre a posição solar da casa ou apartamento. Dessa forma, você já tem noção de como será a iluminação de cada cômodo e pode planejar a decoração com tranquilidade.


No entanto, caso você não tenha a pretensão de se mudar, uma boa alternativa é apostar em móveis iluminados, visto que deixam os ambientes mais vivos, charmosos e aconchegantes, além de serem tendência. Acompanhe o post de hoje até o fim e entenda mais sobre o assunto.


Iluminação em móveis


A iluminação é uma tendência presente da decoração e nos projetos de design de interiores. Isso porque, os profissionais entendem que utilizar focos de luz pode ser uma maneira de alterar completamente o visual do cômodo, tornando-o moderno, elegante e sofisticado. Contudo, além de utilizar luminárias e lâmpadas a seu favor, é possível inovar e apostar na iluminação dos móveis, promovendo efeitos diferenciados na decoração de seu imóvel.


Iluminação embutida


Para quem prefere a iluminação embutida nos móveis, o LED é uma das melhores soluções para destacar os elementos decorativos. Eles podem ser instalados rente aos aparadores ou prateleiras, caso você queira valorizar o que há nesses móveis. Além disso, também é possível utilizá-lo em espelhos, promovendo mais charme para o espaço. O grande benefício do LED é que ele não danifica a madeira, visto que não aquece, mas ainda assim promove um efeito interessante.


As fitas possuem diferentes voltagens, sendo que a mais comum é a de 12w. Aqui, será necessário a utilização de uma fonte para converter a voltagem para a que você possui em casa, 110v ou 220v. Contudo, a fonte não é tão pequena e por isso, quando utilizada em projetos de móveis e gesso, é preciso ter um espaço para esconder o aparelho.


Além das fitas de LED, existe ainda a opção de incluir spots com lâmpada de LED nos móveis, sendo instalados dentro da prateleira, armário, nicho ou estante. Esse modelo de iluminação fornece maior pontualidade, mas não deixa de ser um resultado super charmoso. Vale lembrar que tanto as fitas de quanto as lâmpadas possuem diversas cores.


Onde aplicar a iluminação?


Em diversos casos, os móveis possuem design sofisticado e boa qualidade, mas ainda assim não se destacam no ambiente. No entanto, isso pode ser mudado com a iluminação de LED. Uma opção é utilizar o efeito da luminária de alumínio embutida ou sobreposta com fita de LED, na qual a luz fica difusa. Outra alternativa é apostar nos spots em prateleiras para iluminar o que está abaixo, oferecendo um efeito diferenciado e funcional. Isso porque, por meio deles é possível enxergar o que tem em cada parte do armário sem a necessidade de acender outra lâmpada, oferecendo destaque e glamour à peça.


Contudo, é importante lembrar que as estantes, prateleiras e nichos precisam estar sempre limpas e organizadas, pois caso contrário o efeito pode ser totalmente negativo.


Além disso, as gavetas dos móveis também podem ser destaque e merecem uma atenção especial. Você pode embutir fitas de LED nos nichos entre a gaveta e o restante do móvel, criando um efeito moderno, além de promover ainda mais charme ao local.


Por fim, como falamos, você ainda pode incluir a iluminação em seu espelho. Esse objeto já oferece sofisticação ao ambiente por si só, mas com uma fita de LED por trás, o espaço fica ainda mais luxuoso, valorizando a peça e todo o cômodo.


Iluminação quente ou fria?


Não pense você que apenas iluminar os móveis é suficiente. Um fator de extrema importância e que muitas vezes acaba sendo deixado de lado é a temperatura da iluminação, que precisa ser adequada para promover o efeito desejado.


O mais recomendado é apostar nas cores quentes com temperatura de cor de 2700K ou de 3000K em locais voltados para descanso, conforto e lazer. Agora, lugares com foco em trabalho e concentração, o mais adequado é utilizar cores frias com temperatura de cor de 6000K, como por exemplo cozinha, escritórios, lavanderia e banheiros. Vale lembrar também que ao apostar em tons frios nesses ambientes, você garante maior sensação de limpeza, fator essencial para esse tipo de cômodo.


Então, agora que você sabe mais sobre os móveis iluminados, está na hora de criar a decoração de seu espaço. Lembre-se que manter a organização e limpeza dos móveis é fundamental. Isso porque, a iluminação irá destacar os objetos ali armazenados, o que é ótimo, mas também irá ressaltar a sujeira e desorganização, se for o caso. Portanto, o ideal é contratar um profissional especializado para que ele possa criar um projeto personalizado de seu imóvel e assim você garantir o resultado perfeito.



Móveis iluminados trazem mais vida aos ambientes da casa

2 visualizações0 comentário