Buscar
  • MÓVEIS BR

Melhores bairros para morar em Imbituba

Atualizado: Fev 24

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, Imbituba é uma cidade de aproximadamente 45 mil habitantes e a apenas 80 quilômetros da capital do estado, Florianópolis. Ela é famosa por suas belas praias com ondas perfeitas para o Surf, sendo considerada a capital nacional da Baleia-Franca. Mas, além disso, o município se estrutura cada vez mais para receber o crescente número de turistas que passam pela cidade. Atualmente, ela é vista como uma das regiões mais promissoras do estado, contribuindo com o desenvolvimento econômico por meio do Porto de Imbituba e do distrito industrial. Como resultado, ela atrai cada vez mais moradores em busca de apartamentos já decorados com móveis ou móveis planejados, a fim de garantir boas oportunidades de negócios e maior agilidade no momento da mudança.


Portanto, se você faz parte do grupo de pessoas que desejam melhorar sua qualidade de vida, acompanhe o post de hoje e saiba quais são os melhores bairros para morar de Imbituba.


Sobre Imbituba


Seu nome tem origem indígena e está relacionado a um cipó extremamente comum na região , o Imbé, muito utilizado para confecção de cordas. Como falamos, ela é conhecida como a capital nacional da Baleia Franca, fazendo parte da Rota da Baleia Franca, um roteiro que tem como objetivo o avistamento de baleias no estado de Santa Catarina. Essa espécie pode medir até 18 metros de comprimento e pesar em torno de 40 toneladas. As baleias chegam em busca de águas mais rasas e quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes.


A cidade ainda conta com uma comunidade tradicional rica em cultura, sendo muito procurada também por surfistas. Isso porque, o local tem as maiores e melhores ondas do Brasil, sediando o Circuito Mundial Masculino de Surfe por duas vezes. Além de suas belas praias, Imbituba ainda abriga uma das 30 baías mais lindas do mundo: a Praia do Rosa. Todo ano o município recebe milhares de turistas e esportistas em busca das melhores ondas para praticar surfe.


Mas, vale lembrar ainda que suas praias ainda são ideais para relaxar, sendo consideradas muito limpas pelo órgão ambiental do estado. Algumas, inclusive, são quase desertas, oferecendo um ambiente perfeito para descansar, além de lagoas, dunas, rios e ilhas.


Melhores bairros para morar em Imbituba


Centro

Vila Nova

Mirim

Ibiraquera

Penha


Por ser uma cidade planejada, os bairros funcionam com certa autonomia. Sendo assim, é possível encontrar serviços importantes, como farmácias, supermercados e restaurante em quase todos eles.


O que fazer em Imbituba


Projeto Baleia-Franca


Na praia de Itapirubá está localizada a sede do Projeto Baleia Franca, sendo uma organização que trabalha pela preservação da espécie além de educar turistas e moradores sobre a importância da conservação das praias e cidades. No local é possível encontrar até mesmo o esqueleto de uma baleia e sua visitação é gratuita.


Praia do Rosa


Conhecida como o paraíso dos surfistas, essa praia possui características ideais para praticar surf, windsurf e vela. Ela possui apenas 2 quilômetros de extensão, mas sua beleza é muito marcante, com águas transparentes e cercada pelo verde exuberante de suas montanhas. Seu formato de meia-lua separou naturalmente os cantos norte e sul como as partes mais indicadas para o surf, sendo que no centro está a Lagoa do Meio com águas mais tranquilas.


Lagoa de Ibiraquera


Ela é ideal para praticas esportes, como o stand up paddle, sendo famosa também pela pesca do camarão rosa. Ela na verdade é um complexo de lagos, que é aberto todos os anos para a praia. Nessa época, a tainha entra na Lagoa e depois que os pescadores fecham o acesso ao mar, elas acabam ficando presas, o que garante a pesca durante todo o ano. Inclusive, essa é uma atividade muito tradicional da cidade, sendo que a temporada ocorre de maio a julho.


Dunas


Existem três grandes áreas de dunas no município. A primeira possui 500x1500 metros de extensão, e em alguns pontos chega a invadir o asfalto da rodovia de acesso devido ao vento, sendo necessário ter cuidado ao passar no local. Já a segunda possui 800x1700 metros e está localizada ao lado da Lagoa de Timbé. Por fim, a duna da Ribanceira está localizada atrás da praia com mesmo nome, sendo considerada a maior de todas elas.


Trilhas


Existem diversas trilhas na cidade, em praticamente todas as praias. As principais estão na Praia do Rosa, Praia do Luz, Praia da Ribanceira, Praia do Porto, Praia da Vila e Praia de Itapirubá. Em algumas delas, é possível contratar guias que acompanham os visitantes por todo o caminho e oferecem informações valiosas sobre o local e sua história.


Então, como você viu, Imbituba é uma ótima cidade para morar. Além de boas oportunidades de emprego e negócios, ainda é possível aproveitar os horários livres para conhecer algumas das praias mais bonitas do país.





Melhores bairros para morar em Imbituba


97 visualizações0 comentário