Buscar
  • MÓVEIS BR

Melhores bairros para morar em Guaramirim

Localizado no interior do estado de Santa Catarina, o município de Guaramirim possui aproximadamente 46 mil habitantes, sendo conhecido oficialmente como a “Cidade das Guirlandas”.

O distrito da cidade foi criado em 1919 e pertencia ao município de Joinville. Posteriormente, em 1948, a lei estadual criou o município de Massaranduba que continha os distritos de Massaranduba e Guaramirim, sendo que o primeiro era a sede. Devido ao descontentamento da população, em 1949 a lei estadual mudou o nome do município e então transferiu a sede para Guaramirim. Hoje em dia, no entanto, eles são municípios distintos.


O clima é considerado subtropical, o que significa que no verão os dias não são extremamente quentes e no inverno as temperaturas são amenas. A temperatura média anual é de 20 °C e as geadas, que são comuns na região Sul, são bem raras no município. Atualmente, a economia da cidade é baseada nos setores industrial, comercial e de serviço. Mas além disso, a atividade agrícola na produção de arroz, banana, milho e hortifrutigranjeiros é bem expressiva.


Então, o conjunto do clima ameno com diferentes oportunidades de trabalho, faz com que cada vez mais pessoas busquem a cidade como moradia. Com ótima qualidade de vida, o município atende às necessidades dos habitantes, além de estar bem localizada, sendo limítrofe de cidades como Jaraguá do Sul, Joinville, Araquari, etc. Sendo assim, se você pensa em mudar-se para a cidade, veja no post de hoje quais são os melhores bairros para morar em Guaramirim e o que fazer na cidade.


Melhores bairros para morar em Guaramirim

Centro

Imigrantes

Corticeira

Guaramiranga

Avaí


O que fazer em Guaramirim


Desde 2004, Guaramirim possui o título de Capital Catarinense da Palmeira Real, mas existem ainda outros aspectos que também tornam a cidade ainda mais bonita, como o patrimônio arquitetônico e histórico, áreas de lazer e preservação ambiental, gastronomia, etc. Então, se você decidiu mudar-se para Guaramirim, confira abaixo algumas opções para você aproveitar ao máximo essa cidade incrível.


Parque Aquático Recanto dos Lagos


Localizado na estrada Jacu-Açú, esse parque aquático é considerado um verdadeiro recanto da natureza, sendo um dos locais de lazer mais procurados da região. O parque possui seis piscinas, tobogãs de vários tamanhos, área de recreação para crianças, campo de futebol suíço e vôlei de areia, churrasqueiras, restaurante, pesque-pague e mais. Ele é ideal para pessoas que querem se divertir e relaxar, ao mesmo tempo que se refrescam nas águas.


Instituto Rã-bugio


Ele é uma ONG ambientalista que tem sede em Jaraguá do Sul. Contudo, a RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) Santuário Rã-bugio é uma área protegida que está situada em Guaramirim, onde são realizadas diversas atividades de educação ambiental. Sua área é de aproximadamente 47 mil metros quadrados com Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração e primária. É possível realizar trilhas interpretativas, que possibilitam que as crianças observem toda a biodiversidade do local.


Praça da Figueira


O bairro Guaramiranga possui uma das atrações mais conhecidas da cidade: uma figueira centenária enraizada na Praça José dos Santos. Ela é motivo de muito orgulho para a população e você ainda pode aproveitar para visitar o restante do bairro, que é conhecido por reunir plantações, natureza, antigas e modernas construções, comércio e uma comunidade que remete à vida no campo.


Estação rodoferroviária


Construída em 1910, a estação ferroviária de Guaramirim tornou-se um marco para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Sua estrutura faz parte do projeto de uma rede ferroviária que foi criado pelo engenheiro Emílio Carlos Jourdan, servindo para ligar o São Francisco a Rio Negro.


Nessa época, o eixo central da cidade ficava na região onde hoje está localizado o bairro Imigrantes. Com o tempo, o entorno da estação começou a concentrar cada vez mais pessoas, assim como o comércio, marcando então o desenvolvimento da cidade. Hoje em dia, o prédio abriga a rodoviária de Guaramirim.


Restaurante Represa


Quando falamos de gastronomia, não podemos deixar de lado o Restaurante Represa, que tem como carro chefe o cascudo. Localizado ao lado da represa da cidade, ele possui ainda peixes nobres e é famoso por sua tradição de mais de 50 anos. Sua tradição gastronômica surgiu em 1967, quando o casal Kurt Kinas e dona Henriqueta instalaram um pequeno bar criado num cômodo de sua residência. Ali eles recebiam seus amigos e clientes servindo porções de peixes pescados no rio Itapocu.


Então, agora que você sabe quais são os melhores bairros de Guaramirim e o que pode fazer para passar o tempo livre, já pode começar a procurar uma casa ou apartamento na cidade. Uma boa dica é solicitar à imobiliária um imóvel que já esteja decorado com móveis ou móveis planejados. Isso porque, sabemos quão estressantes as mudanças podem ser e não precisar se preocupar com essa parte tão importante, já alivia boa parte das dores de cabeça.



Melhores bairros para morar em Guaramirim


82 visualizações0 comentário