- MÓVEIS BR
Melhores bairros para morar em Fraiburgo
Colonizada por imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, Fraiburgo é uma cidade localizada no estado de Santa Catarina e possui aproximadamente 36 mil habitantes. Com grande diversidade cultural, a cidade se destaca por sua arquitetura, gastronomia, religião e economia, atraindo cada vez mais moradores para a região.
Além disso, Fraiburgo ainda é famosa devido aos vastos pomares de maçã, que são favorecidos graças às baixas temperaturas durante o inverno. Inclusive, dependendo da época ainda é possível visitar as empresas produtoras de maçã e acompanhar todo o processo de produção.
Com boa qualidade de vida oferecida aos moradores e economia crescente, a cidade se torna uma ótima opção para morar. Contudo, caso não conheça a região, pode ser que fique confuso no momento de escolher um imóvel. Por isso, acompanhe o post de hoje e veja quais são os melhores bairros para morar em Fraiburgo, opções de lazer e entenda mais sobre sua economia.
Melhores bairros para morar em Fraiburgo
Centro
Santa Mônica
São Miguel
São José
Os bairros citados são os mais recomendados para morar em Fraiburgo. Além de oferecerem opções de lazer, como restaurantes e comércios, também possuem serviços essenciais como supermercados e farmácias. Vale lembrar ainda que por ser uma cidade pequena, não será necessário se deslocar por longas distâncias até encontrar o que deseja.
Economia de Fraiburgo
No começo, a cidade era baseada em serraria, visto que as florestas que antigamente cobriam a região abrigavam madeiras como imbuia, cedro, canela, erva mate, e claro, a araucária. Contudo, devido à escassez da madeira, a economia sofreu uma reviravolta trazendo a agricultura para o topo juntamente com a produção de papel, celulose e móveis produzidos com madeira de reflorestamento. É importante destacar que o desmatamento intenso ocasionou na implementação de novas leis ambientais, assim como a conscientização da população e hoje em dia, os projetos de reflorestamento introduziram a madeira de pinus na região.
Atualmente, o cultivo da maçã tornou-se predominante e transformou a economia da cidade. As maçãs foram trazidas em 1963, mas como não haviam câmaras frias para armazená-las, foram enterradas na sombra do local mais frio da região. Então, somente em 1976 é que elas começaram a ser produzidas em grande escala. Inclusive, Fraiburgo é responsável por aproximadamente 60% da produção de maçãs do estado de Santa Catarina. Também merecem destaque as produtoras de mel, que cuidam de 15 mil colmeias responsáveis por polinizar mais de 7 milhões de macieiras.
O que fazer em Fraiburgo
Veja agora as principais opções de lazer para quem decide morar em Fraiburgo.
Castelinho de Fraiburgo
Foi inaugurado em 1966 e está localizado em um dos morros com vista para a cidade. O Castelinho foi construído de acordo com o estilo francês das casas de Normandia pelos irmãos Frey. Essa foi uma forma encontrada por eles para que o engenheiro francês Roger Bial especialista em frutas, permanecesse na região e acompanhasse a produção das maçãs. Isso porque, sua mulher somente deixaria a França caso fosse construída a casa de seus sonhos.
Lago das Araucárias
Esse é um lago artificial construído na década de 40 com o objetivo de abastecer a primeira serraria da cidade, tornando-se um grande ponto turístico e também de encontro para seus habitantes. Além de sua paisagem, o perímetro de aproximadamente 1750 metros também é utilizado como pista de caminhada e corrida. Ele é considerado uma área de lazer, com parques, ciclovia, quadra de futebol de areia e academia.
Parque ecológico René Frey
Aqui é possível caminhar pelas trilhas ecológicas ao mesmo tempo que contempla a vegetação. Atividades como caminhada e cavalgada pelo parque são bem comuns. Ele está localizado no centro da cidade e ainda oferece a opção de fazer um passeio de Kaigang. Esse é um jeep 4x4 que circula pela mata nativa e em torno dos lagos pelos 50 hectares de área verde, podendo encontrar árvores centenárias como araucárias e imbuias.
Praça da Chaminé
Localizada na parte central da cidade, a Praça da Chaminé, possui diversas escadarias e uma chaminé de tijolos extremamente alta, com aproximadamente a mesma altura que um prédio de 12 andares. Ela foi construída em 1939 e fazia parte da serraria dos irmãos Frey. Hoje é um monumento que simboliza a época as atividades madeireiras, que eram a base econômica de Fraiburgo.
Portanto, como você viu, Fraiburgo é uma ótima opção para morar. Afinal, além da boa qualidade de vida e oportunidades de negócio, ela possui clima ameno e para quem gosta do frio, pode aproveitar muito o inverno na região. São diversas opções de lazer e você não precisa ficar dependente de apenas um local para frequentar.
Então, se você já está decidido e quer morar em Fraiburgo, o mais recomendado é encontrar uma casa ou apartamento já decorados com móveis e móveis planejados. Afinal, sabemos que as mudanças podem ser estressantes e quanto menos coisas precisar se preocupar, melhor será!