Buscar
  • MÓVEIS BR

Melhores bairros para morar em Fraiburgo

Colonizada por imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, Fraiburgo é uma cidade localizada no estado de Santa Catarina e possui aproximadamente 36 mil habitantes. Com grande diversidade cultural, a cidade se destaca por sua arquitetura, gastronomia, religião e economia, atraindo cada vez mais moradores para a região.


Além disso, Fraiburgo ainda é famosa devido aos vastos pomares de maçã, que são favorecidos graças às baixas temperaturas durante o inverno. Inclusive, dependendo da época ainda é possível visitar as empresas produtoras de maçã e acompanhar todo o processo de produção.

Com boa qualidade de vida oferecida aos moradores e economia crescente, a cidade se torna uma ótima opção para morar. Contudo, caso não conheça a região, pode ser que fique confuso no momento de escolher um imóvel. Por isso, acompanhe o post de hoje e veja quais são os melhores bairros para morar em Fraiburgo, opções de lazer e entenda mais sobre sua economia.


Melhores bairros para morar em Fraiburgo

  • Centro

  • Santa Mônica

  • São Miguel

  • São José

Os bairros citados são os mais recomendados para morar em Fraiburgo. Além de oferecerem opções de lazer, como restaurantes e comércios, também possuem serviços essenciais como supermercados e farmácias. Vale lembrar ainda que por ser uma cidade pequena, não será necessário se deslocar por longas distâncias até encontrar o que deseja.


Economia de Fraiburgo


No começo, a cidade era baseada em serraria, visto que as florestas que antigamente cobriam a região abrigavam madeiras como imbuia, cedro, canela, erva mate, e claro, a araucária. Contudo, devido à escassez da madeira, a economia sofreu uma reviravolta trazendo a agricultura para o topo juntamente com a produção de papel, celulose e móveis produzidos com madeira de reflorestamento. É importante destacar que o desmatamento intenso ocasionou na implementação de novas leis ambientais, assim como a conscientização da população e hoje em dia, os projetos de reflorestamento introduziram a madeira de pinus na região.


Atualmente, o cultivo da maçã tornou-se predominante e transformou a economia da cidade. As maçãs foram trazidas em 1963, mas como não haviam câmaras frias para armazená-las, foram enterradas na sombra do local mais frio da região. Então, somente em 1976 é que elas começaram a ser produzidas em grande escala. Inclusive, Fraiburgo é responsável por aproximadamente 60% da produção de maçãs do estado de Santa Catarina. Também merecem destaque as produtoras de mel, que cuidam de 15 mil colmeias responsáveis por polinizar mais de 7 milhões de macieiras.


O que fazer em Fraiburgo

Veja agora as principais opções de lazer para quem decide morar em Fraiburgo.


Castelinho de Fraiburgo


Foi inaugurado em 1966 e está localizado em um dos morros com vista para a cidade. O Castelinho foi construído de acordo com o estilo francês das casas de Normandia pelos irmãos Frey. Essa foi uma forma encontrada por eles para que o engenheiro francês Roger Bial especialista em frutas, permanecesse na região e acompanhasse a produção das maçãs. Isso porque, sua mulher somente deixaria a França caso fosse construída a casa de seus sonhos.


Lago das Araucárias


Esse é um lago artificial construído na década de 40 com o objetivo de abastecer a primeira serraria da cidade, tornando-se um grande ponto turístico e também de encontro para seus habitantes. Além de sua paisagem, o perímetro de aproximadamente 1750 metros também é utilizado como pista de caminhada e corrida. Ele é considerado uma área de lazer, com parques, ciclovia, quadra de futebol de areia e academia.


Parque ecológico René Frey


Aqui é possível caminhar pelas trilhas ecológicas ao mesmo tempo que contempla a vegetação. Atividades como caminhada e cavalgada pelo parque são bem comuns. Ele está localizado no centro da cidade e ainda oferece a opção de fazer um passeio de Kaigang. Esse é um jeep 4x4 que circula pela mata nativa e em torno dos lagos pelos 50 hectares de área verde, podendo encontrar árvores centenárias como araucárias e imbuias.


Praça da Chaminé


Localizada na parte central da cidade, a Praça da Chaminé, possui diversas escadarias e uma chaminé de tijolos extremamente alta, com aproximadamente a mesma altura que um prédio de 12 andares. Ela foi construída em 1939 e fazia parte da serraria dos irmãos Frey. Hoje é um monumento que simboliza a época as atividades madeireiras, que eram a base econômica de Fraiburgo.


Portanto, como você viu, Fraiburgo é uma ótima opção para morar. Afinal, além da boa qualidade de vida e oportunidades de negócio, ela possui clima ameno e para quem gosta do frio, pode aproveitar muito o inverno na região. São diversas opções de lazer e você não precisa ficar dependente de apenas um local para frequentar.


Então, se você já está decidido e quer morar em Fraiburgo, o mais recomendado é encontrar uma casa ou apartamento já decorados com móveis e móveis planejados. Afinal, sabemos que as mudanças podem ser estressantes e quanto menos coisas precisar se preocupar, melhor será!



Melhores bairros para morar em Fraiburgo


3 visualizações0 comentário