Buscar
  • MÓVEIS BR

Melhores bairros para morar em curitibanos

Curitibanos é um município localizado na região do Contestado, com uma população de quase 40 mil habitantes. A cidade é rica em história, cultura e economia e foi palco de importantes movimentos sociais, como o Contestado e a Revolução Farroupilha. Sua origem foi justamente devido aos tropeiros que enxergaram o local como um ponto estratégico entre as regiões Sul e Sudeste.


Atualmente, a cidade está vivendo um momento marcante, recebendo diversos investimentos de grande porte em plantas industriais e principalmente em sua estruturação como polo educacional. Sendo assim, ela está atraindo cada vez mais moradores que buscam novas oportunidades de emprego, educação e até mesmo para morar em um local com boa localização, aproveitando então todos os benefícios do interior.


Portanto, se você faz parte de algum desses grupos, acompanhe o post de hoje e descubra quais são os melhores bairros para morar e entenda um pouco mais sobre essa cidade única.

Os melhores bairros para morar em Curitibanos são:

  • Bom Jesus

  • Centro

  • São Luiz

  • Água Santa

  • Vila Nossa Senhora Aparecida

Esses são alguns dos maiores e melhores bairros de Curitibanos. Por ser uma cidade relativamente pequena, não é preciso se preocupar com a escassez de serviços. Isso porque, é possível encontrar tudo o que é necessário em qualquer canto da cidade. Desde supermercados, farmácias e unidades de saúde, até restaurantes e comércios, todos os serviços são bem distribuídos e fáceis de encontrar.


Economia de Curitibanos


A economia é considerada diversificada e como falamos está recebendo novas indústrias, universidades, construção civil e consequentemente novas vagas e moradores. Atualmente, de acordo com os dados da AMURC (Associação dos Municípios da Região), a cidade tem como base da economia a indústria e o comércio, com aproximadamente 61% de participação. A agropecuária, graças à plantação de cereais como milho e soja, fruticultura, principalmente maçã, caqui e pêssego, cultivo de alho (o que deu o título à cidade de “capital nacional do alho”) e ainda a criação de bovinos, representa 24% da economia. Por fim, os transportes e Serviços Públicos representam 14%.


Educação em Curitibanos


Até a década de 30, principalmente no interior, as escolas praticamente não existiam devido à pouca população existente. Portanto, aqueles com melhor condição financeira contratavam professores particulares, ao mesmo tempo que outras crianças (de empregados e vizinhos) aproveitavam para estudar junto.


Hoje em dia, o município possui escolas públicas e particulares, além dos vários CEIs (Centros Educacionais Infantis). No ensino superior, a cidade conta com a UnC (Universidade do Contestado) do ensino privado e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) campus Curitibanos. As obras dessa última universidade citada foram finalizadas em 2010, mesmo ano em que o primeiro curso foi inaugurado, o de ciências rurais.


O que fazer em Curitibanos?


Como falamos, a cidade possui grande bagagem história e hoje em dia oferece bons atrativos turísticos e opções de lazer. É interessante destacar o comércio local, visto que é bem diversificado e ainda oferece uma culinária diferenciada. São diversos restaurantes, bares e cafés, que são responsáveis por tornar a cidade agradável para todas as idades.


Museu histórico Antônio Granemann de Souza


Tombado pelo município, aqui é possível encontrar um grande acervo da Guerra do Contestado, com móveis, porcelanas, moedas, documentos, armas e espadas da Guerra do Contestado e da época dos Tropeiros.


Igreja Matriz Imaculada Conceição


Um dos atrativos culturais da cidade, tem como destaque a arquitetura portuguesa, vitrais bizantinos e os afrescos renascentistas, sendo inaugurada em 24 de dezembro de 1960.


Marco Capão da Mortandade


Foi o palco das piores batalhas da Revolução Farroupilha, em janeiro de 1940. Os farrapos foram surpreendidos pelo exército imperial e derrotados. Todos os mortos foram sepultados em cova comum nesse local que ficou conhecido como o “Capão da Mortandade”.


Parque Harry World


É o centro voltado para a prática do turismo em área rural, contando com restaurante, centro de convenções, toboágua, praia artificial, chalés para hospedagem e ainda é palco dos campeonatos de motocross.


Gastronomia


Graças à colonização por tropeiros, a cidade tem uma gastronomia peculiar, com pratos típicos como arroz carreteiro, paçoca de pinhão, virado de feijão, entre outros em vários restaurantes.


Recanto Dona Euvira


Com muitas belezas naturais, ele possui extensa área verde com cachoeiras, araucárias, rochas basálticas, etc. Inclusive é possível acampar no local, sendo uma ótima opção de lazer nos fins de semana.


Então, como você viu, ainda que não seja uma cidade grande, Curitibanos possui boas oportunidades para aqueles que desejam se desenvolver de alguma forma. Além disso, se você já sabe o bairro que deseja morar, recomendamos que encontre uma casa ou apartamento que já esteja decorado com os móveis e móveis planejados. Afinal, além de reduzir significativamente o estresse que as mudanças podem causar, você não precisa se preocupar em encontrar alguma loja de decoração na cidade. Lembre-se que simplificar os processos, principalmente em mudanças tão significativas é uma boa estratégia.



Melhores bairros para morar em curitibanos


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo