Buscar
  • MÓVEIS BR

Melhores bairros para morar em Concórdia

Atualizado: Jan 11

A cidade de Concórdia é considerada a melhor cidade para se viver após os sessenta anos na categoria de municípios menores. Contudo, mais do que isso, ela já foi eleita a cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado de Santa Catarina, sendo ideal para todas as idades. Sua economia de concentra na agroindústria, agropecuária e também no comércio bem desenvolvido. Inclusive, a cidade ainda é sede de uma das maiores empresas alimentícias do Brasil, a Sadia S.A., que tem a matriz instalada na cidade.


Com aproximadamente 75 mil habitantes, ela possui grandes oportunidades para quem deseja trabalhar na região e ainda quer manter a qualidade de vida da cidade do interior. Portanto, se você está pensando em mudar-se, veja o post de hoje para saber mais sobre a cidade e também descobrir os melhores bairros para morar.

  • Centro

  • Cinquentenário

  • Colibri

  • Floresta

  • Santa Rita

  • Natureza

  • Sunti

Todos esses bairros possuem boa oferta de serviços, como supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares e restaurantes. Vale lembrar que eles estão localizados na região central e por ser uma cidade pequena, a facilidade para se deslocar até outras localidades é maior quando comparada a outras regiões do país.


Economia


Como falamos, a economia de Concórdia se baseia na agroindústria e na agropecuária, especialmente na criação de suínos e aves, e também em plantações de milho e soja. O comércio é bem desenvolvido e ainda consegue suprir alguns municípios vizinhos.


Além disso, foi aqui que nasceu a Sadia S.A e sua matriz ainda está localizada na cidade. Inclusive, uma curiosidade é que no começo, o nome da empresa era Sociedade Anônima Concórdia, dando origem ao nome que surgiu da junção do “S” de Sociedade, “A” de Anônima e “DIA” de Concórdia.

Vale lembrar que o ensino superior na região também cresceu significativamente nos últimos anos e possui pelo menos 10 instituições:

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

  • Universidade do Contestado - UnC

  • Faculdade Concórdia - FACC

  • Fundação Adolfo Bósio de Educação no Transporte – FABET

  • Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia - FATTEP

  • SENAC

  • SENAI

  • TERRA Cursos e Faculdade UNINTER

  • UNOPAR - CEMAP I

O que fazer em Concórdia?


Se você pretende morar em Concórdia, é importante saber também quais são as opções de lazer na cidade, certo? Veja abaixo algumas delas:


Centro de Tradição Gaúcha Fronteira da Querência


O CTG foi fundado em dezembro de 1927, sendo considerado o mais antigo do estado. Ele compõe um galpão crioulo com aproximadamente 1200 m², sendo capaz de acomodar 1500 pessoas. Ali é possível aproveitar o salão e fazer os famosos bailes tradicionais gaúchos, inserindo-se mais na cultura da cidade.


Parque Estadual Fritz Plaumann


Ele está localizado na linha Sede Brum e é uma grande conquista em relação à preservação da flora e fauna da região. Ele possui diversas trilhas ecológicas que estão abertas para visitação com guias e pessoas qualificadas. A área total é de 741 hectares protegendo a Floresta Estacional Decidual (Floresta do rio Uruguai), que é a mais ameaçada do estado.


Ponte Rio Uruguai


Está localizada na BR-153 na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com 630 metros de extensão, 13 metros de largura e 23 metros acima da antiga ponte (que ficou submersa devido à formação do lago da barragem de Itá), ela possui uma vista privilegiada e é ótima para observar as paisagens.


Caminho da Roça


Um roteiro de agro-turismo, o Caminho da Roça oferece diferentes tipos de produtos e opções, boa gastronomia e ainda agricultores familiares preparados para receber todos os tipos de grupos, desde os voltados para lazer, até os técnicos.


Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário


Construída na década de 70, a igreja é ponto de referência na cidade e ideal para visitar aos finais de semana. Ela tem algumas linhas da arquitetura alemã, imagens em madeira esculpidas, vitrais, etc.


Engenho Velho


Esse é um dos distritos de Concórdia, a apenas 25 km do centro da cidade. Ele se desenvolveu em torno de um antigo engenho de produção de derivados de cana de açúcar. Com a construção da barragem da Usina Hidrelétrica Itá, ele perdeu algumas de suas áreas agricultáveis e recebeu um grande lago no lugar. Resultado disso foi a criação da Associação de Turismo Rural Caminho do Engenho para estimular atividades turísticas na região, aproveitando a gastronomia e criando eventos sociais, esportivos e culturais.


É fato que a cidade possui grandes atrativos para novos moradores e como você viu, são diversas opções de bairros para escolher. Tudo irá depender de seu estilo de vida e preferências de localização, mas é importante deixar claro que independente do bairro, a qualidade de vida continuará a mesma.

Sabemos que mudanças podem ser estressantes e por isso, uma boa opção é encontrar apartamentos ou casas já decorados. Contudo, caso não seja possível, você ainda pode investir em móveis planejados, visto que são fáceis de instalar e serão de acordo com seus gostos e necessidades do dia a dia.



Melhores bairros para morar em Concórdia


260 visualizações0 comentário