Buscar
  • MÓVEIS BR

Melhores bairros para morar em Biguaçu

Atualizado: Jan 11

Biguaçu é um município brasileiro que está localizado no estado de Santa Catarina, região sul do país. Situada entre os dois maiores portos catarinenses, Itajaí e Imbituba, e muito próxima à capital, Florianópolis, essa cidade litorânea tem fácil acesso, com população estimada em torno de 67 mil habitantes, de acordo com o censo do IBGE. Suas cidades vizinhas são Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Tijucas, São João Batista, Canelinha e São José.


Ainda que possa ser considerada uma cidade pequena, sua economia não deixa a desejar. Até a década de 70, a economia dependia principalmente da agricultura, pecuária e pesca. Contudo, nos dias de hoje, é a indústria que responde pela maioria dos empregos gerados no município em conjunto com o comércio que está em expansão. Portanto, essa é uma cidade com boas oportunidades de emprego e ótima localização, o que atrai diversos moradores. Por isso, se você está pensando em se mudar para Biguaçu, veja no post de hoje os melhores bairros para morar, o que fazer na cidade e um pouco mais de sua história.


Os bairros com mais opções de imóveis para locação ou venda são:

  • Centro;

  • Universitário;

  • São Miguel;

  • Praia João da Rosa;

  • Fundos;

  • Bom Viver.

Todos os bairros são bem localizados e ainda oferecem boas opções de serviços, como restaurantes, farmácias, supermercados, entre outros. Vale destacar que o Bairro Universitário é mais voltado para os estudantes da cidade, sendo mais recomendado para aqueles que buscam esse tipo de oportunidade. Portanto, é um local mais agitado e para famílias o ideal é procurar os outros que citamos acima.


Conhecendo Biguaçu


Se você deseja morar ou investir na cidade de Biguaçu, o ideal é conhecer a cidade mais a fundo:


Economia


Como falamos, a economia era baseada no setor primário, como agricultura, pecuária e pesca. Hoje em dia, no entanto, a indústria e comércio dominam o município.

Por possuir boas áreas para a instalação de plantas industriais e ainda conta com acesso ao gás natural graças à distribuidora da Petrobrás, a cidade recebe muitos investimentos nessa área.


Contudo, é importante lembrar que a agricultura ainda é bem representativa, que produz principalmente plantas para jardinagem, com foco no cultivo e venda de gramas e palmeiras. Além disso, existe ainda a produção de verduras para o comércio da região. A pesca, por outro lado, se tornou insignificante para a economia, sendo realizada apenas a nível artesanal, ainda que a cidade possua bom potencial hídrico. Quando falamos das indústrias, os principais produtos derivam da indústria de plástico e alimentícia.

Por fim, é importante lembrar ainda que a cidade recebe boa renda dos trabalhadores da capital catarinense, visto que muitos utilizam a cidade como dormitório.


Educação


O município ainda recebeu relativa expansão na oferta de cursos profissionalizantes, principalmente em relação ao mercado de trabalho da região. Ele possui inclusive um campus universitário, mantido pela UNIVALI, com diversos cursos tradicionais. Além disso, outras universidades particulares como UNIASSELVI e UNICESUMAR também estão instaladas no município. Por fim, ainda que não possua universidade pública, devido à boa localização, é possível frequentar opções na capital, como a UDESC e UFSC, estadual e federal respectivamente.


Meio Ambiente


A vegetação principal é a Mata Atlântica, que hoje em dia está relativamente devastada. A cidade ainda possui mais de 12 quilômetros de litoral, sendo banhada pela Baia do Norte, que separa o município da Ilha de Santa Catarina, onde está localizada a maior parte de Florianópolis.

Em 2017 foi criado o Parque Natural Municipal da Serra de São Miguel, sendo o primeiro parque municipal da cidade. Localizado na área rural, sua área total é de aproximadamente 1.226,31 hectares.

O que fazer em Biguaçu?


Os principais pontos turísticos estão no balneário de São Miguel, no centro e no interior. No primeiro é possível encontrar uma paisagem única e ainda aproveitar a boa estrutura gastronômica, rica em frutos do mar. No centro, está localizado o Casarão Born situado em frente à Praça Nereu Ramos. Ele foi construído em 1891 pelo primeiro prefeito da cidade.


A cidade ainda oferece muitas atrações naturais, como a Cachoeira do Amâncio que é ideal para banhos em dias quentes e passeios diferentes com a família. Além disso, as festas do município também são bem agitadas e reúnem atrativos, competições de atletismo, pesca, rodeio, tourada e supercross. Inclusive, existe ainda o grupo folclórico açoriano Arcos, que promove gincanas culturais que chegam a reunir em torno de 4 mil jovens.


Por fim, mas não menos importante, a gastronomia é muito rica, variando entre a comida típica açoriana até o churrasco do sul e delícias artesanais.


Portanto, é perceptível que Biguaçu é uma cidade com boas oportunidades, tanto de estudo, quanto de trabalho. Para quem deseja mudar-se para a região, o ideal é encontrar uma casa ou apartamento já decorado com móveis e móveis planejados. Afinal, além de não precisar correr atrás desses itens durante a mudança, você ainda economiza dinheiro.





45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Faça uma busca por móveis em sua cidade e entre em contato!
Encontre fabricantes de móveis

© Direitos reservados a MÓVEIS BR