Buscar
  • MÓVEIS BR

Melhores bairros para morar em Araranguá

Atualizado: Jan 11

Conhecida como a Cidade das Avenidas, Araranguá está localizada na Microrregião do Extremo Sul de Santa Catarina, abrigando em torno de 68 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Sua área urbana ocupa 759 km², enquanto a rural abrange 2135 km². Cortada pelo Rio Araranguá, a cidade se divide em duas áreas: o centro e demais proximidades, perto da BR 101, possuindo largas avenidas e comércio agitado, e o litoral, com belezas naturais privilegiadas, sendo um dos grandes atrativos da cidade. Mas além disso, sua economia também não deixa a desejar, sendo que as principais atividades econômicas são o comércio, agricultura e turismo.


Sendo assim, Araranguá é uma ótima opção para quem está em busca de novas oportunidades, seja em relação a emprego ou estudo, visto que ela ainda sedia o primeiro campus da UFSC e também o campus do IF-SC. Resultado disso é o fato de que a cidade tornou-se um grande polo de educação, tanto do extremo sul do estado, quanto do norte do Rio Grande do Sul. Então, se você está em busca de imóveis em Araranguá, veja no post de hoje os melhores bairros para morar e os benefícios da cidade.


Os melhores bairros para morar em Araranguá são:


· Coloninha

· Bairro Morro dos Conventos

· Bairro Cidade Alta

· Bairro Urussanguinha

· Centro

· Bairro Jardim das Avenidas


Todos esses bairros são considerados tranquilos, reunindo hospitais, supermercados, farmácias, igrejas e pontos de alimentação. Mas, para quem deseja morar em Araranguá para estudar, o ideal é escolher bairros como Cidade Alta e Urussanguinha, visto que abrigam o IF-SC e o UFSC, respectivamente. Além disso, são esses os bairros mais populosos da cidade e consequentemente os mais desenvolvidos, sendo ideal tanto para os jovens, quanto para as famílias.


Por que morar em Araranguá?


Considerada o paraíso do Sul, Araranguá possui um povo hospitaleiro e muito receptivo, tanto com os turistas quanto com os novos moradores. Além disso, por ser uma cidade litorânea e turística, é possível aproveitar diversas opções de lazer, como as praias, dunas e os restaurantes. Sendo assim, para quem gosta de natureza e quer sempre ter algo para fazer, a cidade é ideal.


Economia


Como falamos, a economia da cidade está relacionada a três atividades principais: agricultura, indústria e turismo.


Aqui, o setor agrícola é movido pelos 16% da população que reside na zona rural, cultivando principalmente arroz, mandioca, feijão, fumo e milho. Já no setor industrial, o destaque vai para a metalurgia, cerâmica, indústria de móveis e confecções. Mas, além disso, Araranguá possui a maior indústria exportadora de mel do Brasil, sendo considerado um dos melhores do mundo por um dos maiores congressos do planeta.


Já o turismo e hotelaria são o principal ponto de crescimento. Isso porque, graças às diversas belezas naturais, Araranguá está cada vez mais se tornando uma cidade voltada para a indústria sem chaminé. Resultado disso é maior qualidade de vida e crescimento sustentável tanto para os moradores, quanto para os visitantes.


Prova disso é a boa infraestrutura dos serviços de saúde, educação e segurança. Como falamos, a cidade é sede do primeiro campus da UFSC no interior do estado, sendo o único que possui o curso de Medicina. Além disso, ela é residência do IF-SC (Instituto Federal de Santa Catarina) e demais instituições de ensino superior. Assim, ela se torna um grande polo de educação, atraindo estudantes e professores de todo o Brasil.


O que fazer em Araranguá?


A cidade possui diversas opções de lazer, veja abaixo algumas delas:


Praça Hercílio Luz


Essa é a praça principal de Araranguá, localizada no centro da cidade e em frente à igreja matriz. Por ser bastante arborizada e ainda possuir um parque infantil, ela é ideal para passeios tranquilos nos finais de semana com as crianças.


Caverá Country Park


Localizado entre as praias de Morro dos Conventos e Arroio do Sila, esse é o maior parque aquático do estado de Santa Catarina, possuindo tirolesa, piscinas ao ar livre, térmica, com ondas, toboáguas, cascatas, bares, lanchonetes, entre outros.


Lagoas de Araranguá


Se você não gosta da água salgada, saiba que a cidade ainda possui diversas lagoas próprias para banho, além da boa estrutura para camping. Elas são ideais para quem busca descanso, tranquilidade e ainda deseja praticar esportes náuticos.


Morro dos Conventos


Localizado próximo ao mar, ele oferece belíssimas paisagens. É possível encontrar no alto do morro um farol da Marinha e ainda um mirante para apreciar a vista do rio Araranguá e da praia.


Então, como você viu, a cidade de Araranguá está em constante crescimento, seja no segmento educacional, industrial, agrícola ou de turismo. Sendo assim, se você deseja trabalhar em alguma dessas áreas, saiba que são muitas oportunidades oferecidas na cidade. Inclusive, como falamos, ela abriga uma grande indústria moveleira, e caso você compre ou alugue um imóvel, já sabe que os móveis planejados são de primeira qualidade na região.



Melhores bairros para morar em Araranguá





746 visualizações0 comentário