Buscar
  • MÓVEIS BR

Dicas de decoração com madeira

Há um bom tempo a madeira deixou de ser sinônimo de coisas antigas e passou a conquistar cada vez mais pessoas que querem trazer mais aconchego e conforto para o lar. Além de remeter à natureza, que vem sendo cada vez mais valorizada, quando utilizada da maneira certa, a madeira pode ser misturada com diferentes tipos de estilo, desde o clássico, até o moderno. Super versátil ela se encaixa em diferentes ambientes e pode cumprir diversas funções. Contudo, é fato que muitos ficam perdidos com tantas opções e por isso, no post de hoje vamos dar as melhores dicas de decoração com madeira para você se inspirar.


Tipos de madeira


Com tantas espécies de árvores e processos industriais tecnológicos, são diversas opções de madeira que podem ser utilizadas em sua decoração, que podem ser separadas entre naturais e industriais.

Em uma madeira natural, o material está em sua verdadeira forma e por isso é mais resistente e durável. Vale lembrar também que peças ou revestimentos feitos com as opções abaixo refletem uma decoração sofisticada e promove uma beleza diferenciada para a decoração. Algumas das espécies mais usadas são: Madeira de demolição; carvalho; cedro; cerejeira; freijó; imbuia; ipê; e Pinus;

Já as madeiras industriais, além de mais em conta, também podem ser mais ecológicas, pois reaproveitam as sobras. Elas são mais utilizadas para criar a estrutura de móveis e receber uma pintura ou lâmina por cima, sendo que as mais conhecidas são MDF, MDP e compensado.


Dicas de decoração com madeira


Agora que você já sabe quais são os tipos de madeira existentes e suas diferenças, veja algumas dicas de decoração com esse material.


1. Madeira nos revestimentos


Uma opção muito comum é a madeira nos revestimentos da casa, visto que muitos cômodos possuem pisos desse material. Aqui, você pode apostar tanto na versão natural, quanto em suas variações, como os pisos laminados. Para uma decoração rústica, o ideal é apostar na madeira de demolição no chão. Já para um visual mais sofisticado e polido, opte pelas versões de madeira maciça.


Além disso, é possível ainda incluir a madeira em painéis nas paredes, escondendo os fios da TV para deixar o ambiente mais clean e organizado.


2. Materiais que podem combinar com a madeira


Como falamos, a madeira é versátil e pode ser combinada com diversos estilos, cores e materiais. Portanto, ao escolher uma decoração com estilo industrial, você pode mesclar o revestimento com ferro e cimento. Além disso, tecidos diversos também complementam o conforto que a madeira transmite. Contudo, tenha cuidado com os diferentes tipos de madeira e opte por seguir a mesma estética e tonalidade a fim de garantir mais harmonia ao espaço.


3. Móveis em madeira


Os móveis produzidos com madeira também podem contribuir para a decoração do espaço. Desde os clássicos até os rústicos, podendo ser feitos com madeira maciça ou com os acabamentos que imitam a madeira, mas ainda assim transmitem a sensação de aconchego característica do material. Vale lembrar também que os móveis podem ser pintados, tornando-se mais modernos e encaixando-se em diferentes tipos de estilos de decoração.


4. Tratamentos adequados


Se quiser incluir a madeira em áreas úmidas, como jardim, banheiro ou cozinha, e o local ainda receber alta incidência de luz, o ideal é tratar as peças. Para isso, basta utilizar um verniz impermeabilizante, pois em muitos casos já soluciona a questão e ajuda a manter a durabilidade e resistência de seus produtos. Por ser um material vivo, a madeira sofre com a umidade e a luz, e por isso é preciso manter os cuidados em dia.


5. Pallets


Os pallets estão em alta, visto que são extremamente versáteis, fáceis de encontrar e totalmente personalizáveis. Você pode incluí-los em sua sala como mesinha de centro, de canto ou até mesmo como base para o sofá. Inclusive, eles também podem servir como cama, estantes, nichos e cômoda de cabeceira. Além de ser possível pintá-los de sua cor preferida, você ainda pode deixá-los ao natural, promovendo uma decoração simples e aconchegante para sua casa. Vale lembrar ainda que para o sofá ou a cama, você pode empilhar um em cima do outro para que fique na altura desejada.


Portanto, como você viu, a madeira pode ser incluída de diferentes maneiras em sua casa ou apartamento. Além de ser extremamente versátil, ela pode deixar o ambiente ainda mais charmoso e aconchegante, sendo um detalhe, em alguns casos, que faz toda a diferença. É interessante ainda levar em consideração seu estilo de decoração para que você possa combinar com as peças certas e não deixar sensação de muita mistura.


Por fim, é importante lembrar que caso esteja procurando um novo imóvel para comprar ou alugar, é preciso confirmar a possibilidade de alterações com a imobiliária. Assim, além de evitar dores de cabeça você ainda garante que escolheu o local certo para morar.



Dicas de decoração com madeira

0 visualização0 comentário