Buscar
  • MÓVEIS BR

Decoração retrô: Como decorar a sua casa com esse estilo

O estilo retrô voltou com tudo, está cada vez mais comum vermos casas decoradas no estilo vintage. E vamos concordar que adiciona um charme ao espaço.


A procura por móveis do estilo retrô tem aumentado nos dois últimos anos. Tem pessoas que até encomendam móveis planejados nesse estilo.

O que tinha ficado no passado virou tendência novamente, a decoração retrô tem ganhado espaço na casa de muitos brasileiros, não importando a classe social.


Decoração Retrô


Aquela decoração da casa de vó voltou, mas com uma repaginada é claro. A decoração retrô é uma releitura daqueles móveis mais antigos, que vimos na casa de nossos avós quando éramos mais novos.

Não só os móveis, mas as cores da época também voltaram com uma cara nova, mais viva e com mais combinações. A decoração retrô é diferente da decoração vintage, pois vintage usa peças originais, o retrô é inspirado nos itens e nas estampas da época de 50, 60, 70 e 80.


A mudança não precisa ocorrer na casa toda, é necessário encontrar um equilíbrio entre o antigo e o atual, para não criar uma atmosfera antiquada no espaço. Sendo assim, a ideia é uma combinação entre os dois para que fique um estilo moderno e aconchegante.


Características do estilo Retrô


- Os objetos nesse estilo não são decorativos, eles devem ter uma funcionalidade para aquele cômodo;

- Misturar sem medo formas e materiais, como: formas geométricas e abstratas, estampas florais e xadrez, texturas como o plástico, vinil e veludo;

- As cores mais usadas geralmente são: amarelo, azul, rosa, laranja e a combinação de preto com branco e vermelho. Mas cuidado ao misturar essas cores, busque um equilíbrio entre elas, se não ficará cafona e você terá um ambiente pesado por causa das combinações;

- Opte pelas cores neutras nas paredes e as cores vibrantes deixe para os móveis ou para objetos decorativos;

- Os móveis devem ter linhas retas e simples, com os pés palitos;

- Os sofás são longos, com o acabamento liso e brilhante, que são combinados com móveis baixos e poltronas arredondadas.


Como decorar a sua casa


Agora que já sabe algumas características da decoração, vamos dar algumas dicas por onde começar e como fazer em alguns cômodos da sua casa.


Defina onde será usado esse estilo


Como falamos antes, não é necessário e nem legal aplicar esse estilo em todos os cômodos da casa, pois pode correr o risco de ficar antiquado ou sobrecarregado.

Então antes de começar a decorar, considere onde quer decorar com o estilo retrô, pode ser apenas os quartos, pode ser a sala, cozinha ou ambos, não precisa ser os dois juntos.

Depois de escolher o espaço, tire as medidas do lugar e pesquise referências no Google ou no Pinterest para se inspirar e pegar ideias de como você pode fazer.


Invista em móveis ou eletrodomésticos retrôs


Uma grande referência é equipar eletrodomésticos e móveis no estilo retrô. Revestir ou pintar com tonalidades cereja, amarelo gema e azul celeste, que são cores que estão fazendo muito sucesso.

Também tem a opção de papel de parede, você pode optar por lisos, de apenas uma cor neutra, de flores, formas abstratas ou geométricas. Lembrando que cada detalhe tem que conversar entre si, não adianta um móvel amarelo com a parede amarela também, isso pode adicionar um certo desconforto ao ser visto.


Peças vintages x retrô


Se preferir por itens vintages, que são objetos antigos e originais, basta ir em feiras especializadas em antiguidades, lá você encontrará diversas opções.

Mas caso prefira itens novos, o mercado oferece móveis e decorações inspirados nos antigos, o que pode ser uma melhor ideia, já que terá uma tecnologia mais atual e muitas vezes melhor material.


Madeira


Uma das características é o uso da madeira, ela está presente na estruturação dos móveis, como braços, pernas e nos pés.

Você pode abusar desses formatos e elementos, os móveis sob medida podem ser uma ótima opção, pois será da forma que desejar e não precisará perder muito tempo procurando.


Seleção de cores


Já falamos sobre as cores, mas neste tópico vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema.

Caso prefira deixar as paredes brancas, as cores dos móveis e objetos podem trazer cores mais vibrantes para chamar atenção. Mas caso a ideia for colorir as paredes, opte por cores em tons pastéis, assim a combinação ficará perfeita.


Ferro e porcelana


Peças de ferro são valorizadas na decoração retrô, principalmente se tiverem no tom de cobre. Pode estar presentes em fruteiras, vasos, canteiros, entre outros objetos.

A porcelana também não pode faltar, ela está presente principalmente em louças como pratos ou tigelas.


E aí, o que achou dessas dicas? O estilo retrô tem ganhado mais espaço dentro das casas e tem dado vida à decoração, deixando tudo mais moderno, que tal redecorar um cômodo?






3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Faça uma busca por móveis em sua cidade e entre em contato!
Encontre fabricantes de móveis

© Direitos reservados a MÓVEIS BR