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Decoração para dormir melhor: conheça estas dicas

Você sabia que é possível organizar a sua decoração para dormir melhor? Essa é uma ótima notícia para os 65% da população que sofrem de distúrbios do sono, incluindo aí problemas sérios como a insônia e a Apneia do Sono. Com alguns conceitos e ideias básicas de decoração, dá para estimular um sono mais tranquilo e sem tantos problemas, para poder relaxar e descansar melhor.


Ter esses cuidados em mente é importante para garantir que você conseguirá uma melhor noite de sono. Em alguns casos, o problema não tem nada a ver com a decoração. Pode ser algo físico mesmo: por exemplo, a flacidez dos músculos da garganta pode levar ao ronco e à Apneia do Sono. No entanto, elementos do ambiente podem afetar profundamente a nossa qualidade de sono, inclusive afetando nossos sonhos, como o blog Apsique explica.


Quer ver como trabalhar a decoração para dormir melhor? Então veja x dicas sobre o assunto abaixo!


5 dicas de decoração para dormir melhor


1. Tenha um bom colchão e travesseiro


Um bom colchão e um bom travesseiro são itens essenciais para quem quer ter uma boa noite de sono e dependem quase que exclusivamente do contexto de cada pessoa. Por isso, é vital entender como melhorar a situação com base no seu caso específico.


A começar pela densidade do colchão. Ela deve ser pensada com base no peso de quem vai dormir. Existe uma tabela específica que deve ser consultada para cada pessoa (há a possibilidade de alguma customização para quem gosta de camas mais macias ou mais duras, mas o ideal é ficar na faixa designada para cada peso).


Um ponto importante é tentar optar por um colchão de molas ensacadas individualmente. Isso vale a pena porque esse tipo de mola absorve o movimento de cada pessoa na cama e não o repassa ao outro usuário. Por exemplo, um casal pode ter uma pessoa se movendo de um lado que a outra não vai sentir. Normalmente, o movimento de um membro do casal tende a ser um problema sério para o sono do outro.


Já o colchão deve ser idealmente da altura dos ombros da pessoa, para garantir um bom equilíbrio. Dormir com a cabeça “mais alta” do que o corpo não é muito recomendado.


2. Cuide da iluminação


A iluminação do quarto é um dos fatores que têm maior peso na dificuldade de dormir das pessoas. Afinal, é um estímulo que incomoda e que desperta do sono facilmente.

Por isso, é vital pensar a iluminação do quarto de modo a caprichar no sono tanto no início, quanto no seu final. Algumas dicas são:


● investir em uma boa janela que tape a luz exterior com uma cortina blackout;

● ter lâmpadas inteligentes no quarto, que possam ser programadas para desligar 30, 35 minutos depois da pessoa ir dormir;

● ter lâmpadas cuja configuração de intensidade possa ser regulada para um estágio mais suave, que ajude a pegar no sono.


3. Invista em bloqueadores de barulhos


Além das luzes, outro estímulo que incomoda muito ao dormir são os barulhos. Por isso, é importante investir em bloqueadores de ruídos para não ser acordado no meio da noite por alguém no hall do andar batendo a porta ou por um caminhão que passou na sua rua às 6h da manhã.


Normalmente, uma boa janela pode ajudar a bloquear bem os barulhos. É importante que ela tenha uma excelente vedação, especialmente para quem mora em apartamentos. Nos primeiros andares, há muito contato com a rua e o barulho dos carros é enorme. Já nos últimos, o barulho do vento é muito forte. Por isso, a vedação precisa ser excelente.


4. Use plantas no quarto


Você sabia que certas plantas podem ajudar a dormir melhor? É verdade! Algumas delas ajudam a controlar a temperatura local, além de purificar e umidificar o ar para estimular a pegar no sono.


No entanto, é importante ter as plantas certas para isso. Faça uma pesquisa adequada para entender qual modelo ajuda a contribuir para o seu visual e também para a funcionalidade do quarto.


5. Incentive rituais do sono


Por fim, monte a sua decoração para incentivar a criação de certos rituais do sono, que ajudam a dormir melhor. Por exemplo, uma leitura leve, de 15 páginas, antes de dormir já é o suficiente para acalmar o corpo e estimular a chegada do sono. Portanto, coloque uma cabeceira na cabeça e um abajur com luz suave para tornar mais fácil que esse hábito floresça.


Pronto! Agora você já sabe como trabalhar com a decoração para dormir melhor. Essas são apenas algumas das dicas que podem ajudar a ter uma boa noite de sono, caso o problema seja realmente do seu ambiente. Se não for o caso, então a solução é procurar por um profissional do sono que poderá fazer um diagnóstico e propor alguma solução mais duradoura para você.


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Decoração para dormir melhor conheça estas dicas

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