Buscar
  • MÓVEIS BR

Cuidados ao limpar móveis delicados

Limpar os móveis pode ser sinônimo de dor de cabeça e trabalho, ainda mais quando são delicados e não podem receber qualquer tipo de material. Contudo, com os materiais e cuidados corretos, essa tarefa pode ser feita de forma simples durante seu dia a dia, auxiliando na preservação e durabilidade do item. No entanto, existem diversos produtos e formas de limpar, causando confusão em iniciantes e até mesmo em pessoas com mais costume de limpeza. Por isso, confira hoje os principais cuidados e dicas com seus móveis para nunca mais correr o risco de errar na hora de limpá-los.


Móveis de madeira


Por mais que sejam resistentes, os móveis de madeira maciça não podem receber qualquer tipo de produto, pois é comum alterar a coloração, manchar ou até mesmo remover o verniz. Sendo assim, utilize uma flanela com água para limpar e para lustrar faça uma mistura com meia colher de chá de azeite de oliva e meia xícara de vinagre. Borrife um pouco nas estopas e em seguida passe nos móveis limpos, realizando esse processo uma vez por semana.


O ideal é reaplicar uma ou duas vezes no ano o enceramento da madeira para auxiliar em sua conservação.


Móveis de MDF


Já o MDF é mais sensível que a madeira maciça, sendo necessário tomar mais cuidado no momento da limpeza. O ideal é realizar a limpeza toda semana, mas no lugar de flanelas, utilize estopas, pois assim você não corre o risco de arranhar seu móvel. Para limpar, utilize a estopa úmida em uma mistura de detergente neutro e água, sendo uma colher do primeiro item para cada um litro do segundo. Já para lustrar, o mais recomendado é utilizar lustra-móveis à base de silicone incolor. Jamais use buchas ou esponjas mais ásperas em móveis de MDF, optando por fraldas de pano ou estopas.


Vidros e espelhos


Os vidros e espelhos, por mais frágeis que possam parecer, são relativamente simples de limpar, visto que não necessitam de água em excesso ou produtos industrializados. Aqui, dê preferência para esponjas macias e panos de algodão que não soltem fiapos, evitando produtos a base de solventes e esponjas ásperas. Molhe o pano em água fria e passe pelo vidro ou espelho com movimentos horizontais, logo em seguida passe um pano seco fazendo os mesmos movimentos anteriores. A dica é fazer esse processo por partes para que o vidro não fique manchado de água. No entanto, em ambientes que acumulam sujeira gordurosa, como a cozinha, faça uma solução com detergente neutro e água e passe no vidro. Em seguida, passe um pano umedecido somente com água e por fim um pano bem seco.


Móveis laqueados


Caso não saiba, móveis laqueados são feitos com madeira pintada e envernizada, sendo necessário tomar cuidado para que a tinta não descasque ou manche. Por isso, para esse tipo de móvel utilize estopas umedecidas com água toda semana. Mas, caso veja necessidade, você pode aplicar um pouco de sabão neutro para eliminar sujeiras mais pesadas como gordura, por exemplo. Além disso, reaplique a seladora ao menos uma vez por ano, para que os móveis continuem brilhosos e conservados.


Granito e Mármore


Mesmo que sejam pedras resistentes, é preciso tomar cuidado para não utilizar produtos que possam manchar ou corroer os materiais. Por isso, dê preferência para esponjas macias ou até mesmo estopas umedecidas em água com detergente neutro. Em seguida, com um pano molhado limpe possíveis resquícios de espuma e por fim, com um pano seco passe uma última vez.


Sofás e Poltronas


Antes de utilizar qualquer produto para limpeza de estofados, utilize o aspirador de pó para eliminar a sujeira e o pó de seu sofá, cadeira e poltrona, pois assim é mais fácil de remover o restante. Em seguida, utilize um pano macio e que não solte fiapos umedecido em água e sabão neutro, deixando secar naturalmente. A dica aqui é não esfregar qualquer parte, para não danificar o tecido de alguma forma. Caso possua manchas mais difíceis aposte em uma esponja embebida em uma solução de água e vinagre branco.


Capas


É muito comum utilizar capas para cobrir sofás ou poltronas, sendo uma forma, inclusive, de mudar a decoração de seu ambiente. Elas devem ser limpas a cada três meses, mas caso possua animais de estimação, o recomendado é realizar a limpeza a cada seis a oito semanas, no máximo. Não pense que por serem tecidos, elas podem ser lavadas em máquinas pequenas. Pelo contrário e para evitar que elas encolham, o ideal é colocá-las nos móveis enquanto estão um pouco úmidas, deixando que terminem de secar já no local.


Realizar a limpeza de seus móveis é essencial para manter sua conservação e a organização da casa em dia. Além disso, utilizar os materiais certos, como estopas, flanelas e soluções específicas para cada tipo de móvel auxilia em todo o processo agilizando e facilitando sua rotina.




1 visualização
Faça uma busca por móveis em sua cidade e entre em contato!
Encontre fabricantes de móveis

© Direitos reservados a MÓVEIS BR