Buscar
  • MóveisBR

Cozinha compacta: entenda como otimizar o espaço

Hoje em dia os imóveis estão com as medidas bem reduzidas. Isso se deve as novas configurações de família com um ou nenhum filho. Diante dessa nova realidade, cômodos como por exemplo a cozinha também diminuíram bastante de tamanho.

Por isso, para que se tenha um bom aproveitamento do espaço, é necessário utilizar alguns métodos e ferramentas para ter um cômodo otimizado e eficiente. Para quem está na dúvida de como fazer isso, vamos apresentar algumas ideias de como você pode otimizar o espaço de sua cozinha para que a mesma se torne um ambiente confortável e prático.


Móveis Planejados é uma ótima alternativa


É muito importante aproveitar cada pequeno espaço da sua cozinha de maneira inteligente, por isso, uma excelente alternativa é contratar uma empresa de móveis sob medida para projetar e desenvolver os móveis do seu cômodo. Dessa forma ele terá espaços para a circulação, e divisórias adequadas para organizar os utensílios que serão utilizados com mais e menos frequência.


Além de deixar o ambiente mais espaçoso e organizado, os móveis planejados tornam a rotina na cozinha mais prática, pois, os utensílios sempre estarão nos lugares corretos, e sempre a mão quando precisar.


Principalmente para quem tem família que gosta de se reunir nessa parte da casa ou apartamento, para bater um papo ou tomar um cafezinho da tarde e precisa de um espaço mais organizado e maior para que isso aconteça, vai perceber as vantagens de ter móveis planejados em uma cozinha menor.


Tenha uma bancada multifuncional


Para que você tenha uma maior praticidade a bancada multifuncional é uma ótima opção para você cozinhar e organizar os utensílios. Elas são muito funcionais e auxiliam na preparação dos alimentos, na organização do espaço e é também um ótimo lugar para colocar alguns objetos de decoração.


A praticidade também é outra vantagem que você terá com essas bancadas multifuncionais, pois poderá ter os utensílios mais utilizados no cotidiano sempre à mão, evitando o gasto de tempo e energia procurando-os em outros lugares.


Utilize as paredes para colocar prateleiras


Em uma cozinha pequena, é necessário que você aproveite todos os espaços possíveis para organizar o seu cômodo. Uma ótima dica é utilizar as paredes para a instalação de prateleiras e nichos.


Essa é uma ótima alternativa para guardar alguns utensílios como panelas, pequenos eletrodomésticos, ou até mesmo louça. Isso porque além de organizados em um lugar, eles estarão sempre à vista, facilitando o dia a dia de quem está cozinhando.


Utilize cores neutras no cômodo


Por ser um ambiente menor, é importante que a decoração esteja bem organizada e planejada com o objetivo de não o deixar visualmente desconfortável. Para que o espaço esteja com um visual harmonioso, o ideal seria utilizar cores neutras em todo o cômodo, desde as paredes, até o teto e o piso.


Detalhes coloridos podem ser adicionados ao ambiente, mas sem muito exagero para que as pessoas que irão frequentar o cômodo não tenham a sensação de que o espaço é ainda menor do que ele realmente é.


Além disso, cores claras dá maior luminosidade, deixando o ambiente mais claro, aconchegante e confortável.


Evite muitos armários


Colocando móveis planejados, não será preciso colocar muitos armários na cozinha, pois os móveis serão projetados para atender as necessidades do cômodo.

Por ser um local com um espaço menor, é possível que a quantidade de armários deixe o ambiente pequeno.


Quanto menos armários você tiver na sua cozinha, melhor será a sensação de que o espaço é amplo, tornando o local mais confortável.


Utilize divisórias nos armários e gavetas


Geralmente os móveis planejados já são projetados com essas divisórias que facilitam na hora de fazer a organização. Mas se nos seus armários e gavetas não tiver essa característica, você pode fazer essas divisórias para ajudar a organizar melhor os objetos.


Além de conseguir utilizar todos os espaços para guardar os utensílios da cozinha, essas divisões oferecem praticidade, pois você não perderá tempo procurando os objetos.


Utilize os eletrodomésticos embutidos


Eles são essenciais em uma cozinha, porém ocupa um espaço considerável, e para que isso não seja um problema no cômodo pequeno, o ideal é que eles fiquem embutidos. Para que isso possa ser realidade, uma boa alternativa são os móveis planejados.


Os planejados podem ser projetados com espaços para colocar o micro-ondas, fogão, forno ou outro eletrodoméstico que você ache necessário embutir.


O alinhamento traz uma sensação de continuação, fazendo com que a cozinha pareça visualmente mais ampla. Além disso, o ambiente ficará com um visual moderno.

Otimizar o espaço de uma cozinha pequena é um grande desafio, pois requer muita organização para deixa-la adequada no dia-a-dia.


Deixar apenas os utensílios essenciais para seu funcionamento também é muito importante para que a grande quantidade de objetos não provoque uma desorganização no espaço. Adotar algumas práticas descritas acima te ajudará a ter uma cozinha confortável.


Gostou do conteúdo? Então, confira nosso Blog, temos outros conteúdos legais como este. Até a próxima.



Cozinha compacta entenda como otimizar o espaço

24 visualizações0 comentário