Buscar
  • MÓVEIS BR

Como limpar móveis de MDF?

Os móveis planejados estão cada vez mais presentes nos lares de todos os cantos do país. Práticos, personalizáveis e sob medida, eles se tornaram uma alternativa que oferece maior funcionalidade no dia a dia, agilizando e facilitando os processos. Por trás da fabricação do MDF existe um alto investimento em tecnologia para promover bons resultados, como um material estável, de qualidade, resistente, leve, versátil e ainda com características mecânicas próximas às da madeira.


Contudo, para que eles tenham maior durabilidade é necessário tomar alguns cuidados e realizar a manutenção da forma correta. Geralmente, ele pode ser confundido com a madeira, causando diversas dúvidas sobre os materiais de limpeza que devem ser utilizados e como utilizá-los. Por isso, no post de hoje vamos explicar como limpar os móveis de MDF da forma mais adequada.


Como limpar os móveis em MDF?


Sensível à umidade, o MDF é bem simples de ser limpo. Basta utilizar a toalha mágica úmida (molhe na água e torça bem) e passar sobre a superfície do móvel para remover a poeira. Em seguida, passe a toalha mágica completamente seca para remover qualquer resquício de umidade. Você pode escolher o kit toalha mágica, visto que nele são incluídas três unidades, conseguindo usá-las de diferentes formas. Isso porque, os panos utilizados devem ser extremamente macios e limpos para que não risquem o móvel, e a toalha mágica, além de atender esses requisitos, absorve toda a sujeira de forma simples e rápida.


Caso tenha derrubado algum alimento ou surgiram manchas mais resistentes, é possível misturar junto com a água um pouco de sabão neutro e que não seja alcalino. Ainda que as manchas sejam mais difíceis de remover, jamais utilize panos encharcados, produtos químicos, abrasivos, ceras, lustra-móveis, detergentes comuns, saponáceos, esponjas, buchas ou palhas de aço. Isso porque, eles podem danificar o MDF causando manchas, removendo a cor, e até mesmo interferindo em sua performance.


Agora, quando falamos sobre armários de cozinha, as coisas podem mudar um pouco, visto que eles estão constantemente em contato com frituras e podem ficar engordurados com o tempo. Nesse caso, você pode utilizar um pouco de sabão de coco misturado com a água. Evite utilizar desengordurantes e limpadores multiuso, devendo ser utilizados apenas em casos extremos. Outra dica interessante é utilizar água morna (nunca quente) com o sabão e a toalha mágica, já que a água um pouco mais quente facilita a remoção de sujeira.


A toalha mágica deve estar úmida o suficiente para facilitar a remoção da sujeira, não precisando esfregar repetidas vezes ou aplicar força. Isso porque, além de poder danificar o móvel dessa forma, a toalha mágica auxilia na limpeza, deixando o processo mais prático de ser realizado.


Como limpar móveis de MDF laqueado?


Os móveis laqueados foram muito utilizados nos anos 70 e 80, contudo agora eles estão de volta marcando presenta em diversos ambientes. A laca é um acabamento mais fino feito com tinta automotiva, que é responsável por selar as superfícies e diminuir riscos, emendas e imperfeições. É importante saber como limpar esse tipo de móvel também visto que são parecidos com os móveis de MDF.


Com o passar do tempo, os móveis laqueados podem começar a perder o brilho e até mesmo surgir algumas manchas, sendo necessário saber limpá-los corretamente. Assim como os móveis em MDF, esse tipo também deve ser limpo com uma solução de água e sabão neutro. Da mesma forma, umedeça a toalha mágica e passe por todo o móvel, e aqui não é necessário utilizar um pano seco em seguida, sendo um processo ainda mais rápido.


Agora, caso seu móvel esteja manchado você pode passar um pouco de álcool na toalha e em seguida um pano úmido, evitando sempre produtos de limpeza como saponáceos, soluções à base de amônia e lustra-móveis coloridos.


Dicas extras


Para deixar a limpeza dos móveis mais simples, todos os dias passe um pano seco, como a toalha mágica, visto que esse utensílio de limpeza auxilia na absorção de sujeiras e pó de forma rápida. Com isso, você mantém a limpeza em dia, deixando sua casa mais organizada e ainda facilita quando precisar realizar uma limpeza mais profunda.


Uma vez por semana, utilize a toalha mágica úmida seguida por uma seca.

Não passe a toalha com movimentos circulares ou em qualquer direção. O ideal é que ela seja passada no sentido da textura do móvel, pois assim ele fica conservado por mais tempo.


Agora que você aprendeu como limpar seus móveis, com certeza seus dias serão mais práticos e organizados. Afinal, manter a casa limpa todos os dias é uma forma de poder descansar mais em finais de semana, por exemplo. Isso porque, como a casa será limpa durante a semana, essa tarefa será muito mais rápida, sobrando mais tempo para aproveitar com a família e amigos. Lembre-se de encontrar uma loja de produtos de limpeza de confiança para adquirir os utensílios mais adequados para as suas necessidades.




5 visualizações
Faça uma busca por móveis em sua cidade e entre em contato!
Encontre fabricantes de móveis

© Direitos reservados a MÓVEIS BR