Buscar
  • MÓVEIS BR

Como decorar um apartamento pequeno?

Com a tendência de espaços cada vez menores, é preciso ter muita criatividade para elaborar um espaço bem decorado e ao mesmo tempo funcional. No entanto, sabemos que pode ser muito difícil conciliar fatores como dinheiro, tempo, espaço e estilo, afinal, com tantas ideias é comum ficar um pouco perdido. Portanto, se esse é o seu caso, veja algumas dicas para você decorar seu apartamento pequeno de maneira simples, prática e inteligente.


Dicas iniciais


Antes de começar a decorar seu apartamento é preciso se organizar e ter um planejamento claro para não ficar confuso e acabar perdendo espaço, misturando muitos estilos ou ultrapassando o orçamento.

É muito importante tirar as medidas de seu apartamento para aproveitar ao máximo o espaço e ter maior noção sobre o mesmo, não comprando itens que podem deixá-lo ainda menor. Além disso, se possível, faça uma planta baixa com as medidas para visualizar como irão ficar os móveis no ambiente, pois assim fica mais fácil de escolher o ideal para seu apartamento. Por fim, planeje seu espaço para que os móveis estejam a pelo menos 60 centímetros de distância uns dos outros, para promover maior circulação no ambiente, sem precisar pular ou esbarrar em algo.


Ambientes integrados


Para oferecer uma sensação de amplitude, aposte em espaços integrados com conceito aberto. Ao integrar as áreas sociais, o ambiente se torna mais aconchegante e elimina a sensação de aperto. Os projetos mais comuns são aqueles em que a cozinha está integrada com ambientes como sala de jantar, estar ou tv. Caso o apartamento não tenha o conceito aberto, será necessário derrubar algumas paredes seguindo a planta estrutural, mas se ele já possuir esse modelo, uma forma de decorá-lo é utilizar o mesmo piso, tecidos neutros que sejam de tons parecidos e também os mesmos materiais para aumentar a sensação de integração.


Organização


Organização é muito importante em todos os aspectos e tamanhos de apartamentos ou casas, contudo em um apartamento pequeno ela é imprescindível. Isso porque, quando as coisas estão espalhadas e fora do lugar a impressão é de que o apartamento é menor ainda, causando uma poluição visual. Por isso, ao comprar objetos de decoração, por exemplo, pense bem onde ele será colocado para não parecer que está jogado em qualquer canto. Além disso, móveis multiuso são super bem vindos, como camas box em que é possível guardar itens como lençol, cobertores mais pesados, roupa de banho, entre outros, otimizando ainda mais seu espaço.


Móveis planejados


Os móveis planejados são um ótimo investimento em apartamentos pequenos, visto que são feitos não apenas sob medida, mas sob a medida ideal para seu espaço. Ou seja, junto a um profissional qualificado é possível realizar um projeto visualizando todo o ambiente para avaliar se aquelas medidas são realmente as melhores para o seu dia a dia. Além disso, não apenas quartos, mas cozinhas planejadas também são fundamentais para melhorar sua rotina, visto que tudo será mais organizado, além de valorizar e muito o seu apartamento para uma futura venda ou locação.



Menos é mais


É muito importante ter controle na compra dos itens para seu apartamento, para não passar a sensação de lotação e consequentemente que ele é menor ainda. Seu lar pode ser decorado, mas na medida certa, não passando a impressão de um ambiente claustrofóbico. Uma dica bacana é de tempos em tempos analisar o que realmente está sendo usado e desapegar do que não faz mais parte de seu dia a dia. Não é uma tarefa fácil, mas será fundamental para manter seu apartamento mais leve e clean.


Ambientes multiuso


Sabemos que em um apartamento pequeno é difícil ter um espaço para cada necessidade, por isso, ambientes multiuso são a saída perfeita para isso. Por exemplo, a sala de tv também pode ser o escritório e utilizar móveis com funções diferentes é fundamental para isso. Por exemplo, a mesa de jantar pode ser adaptada para ser utilizada durante o dia como uma mesa de escritório. Com isso, é possível otimizar o ambiente e utilizar o espaço para um sofá um pouco maior, ou até mesmo promover maior circulação. As opções são diversas e é possível criar muito com pouco.


Cores


Cores claras nas paredes, chão e móveis maiores combinadas com espelhos e superfícies que refletem, são o segredo para oferecer maior amplitude para o local. Tenha cuidado para não deixar seu apartamento parecido com um consultório médico, por isso aposte em cores mais fortes nos detalhes, como quadros, tapetes, almofadas, móveis menores, luminárias, cadeiras, entre outros. Com isso, seu apartamento será mais amplo, mas ao mesmo tempo aconchegante.


Por fim, não se esqueça de que detalhes são muito importantes e encontrar profissionais qualificados e de confiança irá facilitar todo o processo. Com essas dicas esse momento que poderia ser um verdadeiro estresse será muito mais prazeroso, certo?




6 visualizações
Faça uma busca por móveis em sua cidade e entre em contato!
Encontre fabricantes de móveis

© Direitos reservados a MÓVEIS BR