Buscar
  • marcoskoslopp

Como decorar sua sala gastando pouco

Escolher um novo imóvel junto à imobiliária é uma tarefa extremamente prazerosa. Mas, sabemos que toda a transação envolve custos, sendo necessário criar um bom planejamento para conseguir realizar as outras atividades, como mudança e decoração, por exemplo.

A sala é um dos ambientes mais utilizados de uma casa ou apartamento. Afinal, é ali que você reúne os amigos, família, assiste TV, lê um livro e até mesmo tirar um cochilo durante a tarde. Justamente por isso, é importante ter uma decoração bonita e funcional. Então, para te ajudar, preparamos o post de hoje com ótimas dicas para decorar sua sala gastando pouco.


1. Faça uma boa limpeza


O primeiro espaço é fazer uma limpeza profunda no ambiente, independente se tiver acabado de se mudar ou se estiver renovando o cômodo. A função dessa etapa é liberar espaço para assim poder explorar todas as possibilidades da área. Portanto, elimine objetos que acumulou ao longo dos anos e que não têm utilidade em seu dia a dia. Se estiver retirando os objetos das caixas da mudança, aproveite e comece a separar tudo o que já não usa mais. Com isso, suas possibilidades de decoração aumentam ainda mais!


Se a sala for pequena, o recomendado é apostar em um estilo mais sóbrio, com mais espaços entre os móveis e uma aparência mais leve. Já os cômodos maiores podem receber mais elementos, desde que tome cuidado para não deixar o ambiente pesado.


2. Reforme os móveis


Uma boa dica é reformar os móveis antigos. Você pode revestir o sofá com um novo tecido mais moderno e discreto ou ainda colocar uma capa ou manta por cima. Além disso, racks, estantes, aparadores e mesinhas também podem ser modificados rapidamente com diferentes técnicas de artesanato que você mesmo pode fazer. É possível mudar a pintura, fazer uma pátina, aplicar tecido e até mesmo mudar os pegadores de móveis com gavetas. Por mais que sejam ideias simples, elas com certeza fazem a diferença no ambiente de maneira rápida e econômica.


3. Inclua plantas


As plantas têm poder de transformar qualquer ambiente, além de serem consideradas de baixo investimento. Na sala você pode usar e abusar de diferentes espécies para criar um novo ambiente, pois ficam bem em qualquer cômodo. Sejam penduradas, na estante, na mesa, em vasos ou em qualquer outro lugar, as plantas conversam com as mais diferentes decorações, além de poderem ser exploradas de diferentes maneiras. Algumas das espécies mais indicadas para interiores são: cacto, suculenta, orquídea, espada-de-são-jorge, bromélia, costela de adão, lírio da paz, samambaia, palmeira-ráfia, etc.


4. Pense na cor


A cor de um cômodo geralmente é responsável por ditar qual é a atmosfera predominante do local. Portanto, use as cores para criar um clima agradável e que combine com os outros objetos decorativos do ambiente. Uma boa maneira de realizar essa mudança gastando pouco é usar a estratégia da “parede atraente”. Basicamente, você deve escolher uma parede e pintá-la com uma cor que se destaque, além de incluir quadros, estantes e outros objetos decorativos. Com isso, você chama atenção e transforma todo o espaço.


5. Almofadas


As almofadas são peças-chave na decoração da sala. Elas transmitem sensação de conforto e aconchego, além de possuírem preços acessíveis. Você pode apenas trocar a capa das almofadas e do sofá (como falamos) e dar uma nova cara para a decoração.


Uma forma simples de combinar todos os elementos é utilizar um sofá em tom neutro, como bege ou preto. Além disso, outra sugestão é mesclar a cor das almofadas com a da parede em destaque, criando assim um contraste com o tom neutro do sofá.


6. Reutilize materiais


Outra dica importante é utilizar a criatividade e reciclar materiais, sendo essencial para criar uma decoração inovadora sem gastar muito. Portanto, use tudo o que tiver disponível e que seja possível reaproveitar, como garrafas, latas, pregadores, cabides e até mesmo pneus. Outro exemplo perfeito são os caixotes de madeira, que podem se tornar diferentes tipos de peças, desde nichos e estantes, até mesinhas de centro. Os espelhos quebrados ou cortados também podem ser usados para criar mosaicos e deixar a decoração ainda melhor.


7. Mantenha a organização


Por fim, mas não menos importante, é fundamental manter o imóvel organizado, não apenas para evitar o acúmulo de poeira e ácaros, mas sim porque a bagunça influencia diretamente na decoração. Ela é capaz de tornar o ambiente desequilibrado e desconfortável e não é isso que você deseja, certo?

Portanto, agora que você sabe como decorar a sala gastando pouco, é hora de criar seu planejamento e colocar a mão na massa. Lembre-se que nem sempre o que é bonito exige muito dinheiro. Basta você colocar sua criatividade para funcionar!


E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.



Como decorar sua sala gastando pouco




2 visualizações0 comentário