Buscar
  • marcoskoslopp

6 Vantagens de utilizar maquetes eletrônicas nos projetos arquitetônicos

Muitos profissionais da área de construção civil e arquitetura usam as maquetes eletrônicas por facilitar o dia a dia no trabalho, seja para desenvolver projetos do zero, ou para modificar e melhorar algum projeto em andamento.


E por ser uma ferramenta que tem diversas funções, ela é a principal maneira de apresentar projetos de empreendimentos. Tanto na área civil e principalmente na área arquitetônica, os profissionais responsáveis em desenvolver esses projetos, as utilizam para construir espaços bidimensionais e tridimensionais com a finalidade de apresentar o máximo de detalhes possíveis no projeto.


São inúmeras as vantagens de se utilizar maquetes eletrônicas em projetos arquitetônicos. Nesse artigo iremos apresentar algumas dessas vantagens.


Economia


Desenvolver uma maquete eletrônica tem um custo benefício melhor do que um projeto manual, pois além de ser econômica em relação ao custo, ela é projetada de maneira mais rápida e com mais detalhes.


Os prazos em uma obra são muito apertados, por isso economizar tempo é essencial para que seja possível entregar o resultado final no prazo esperado, e com a maquete eletrônica, é possível construir projetos arquitetônicos em um tempo menor.


Além disso, por ser um trabalho no qual pode ocorrer modificações, devido a correções ou até mesmo devido a mudança de ideia do cliente, essas alterações podem ser feitas em um menor tempo, com um custo mínimo em relação aos gastos com o projeto.


Fácil adaptação da maquete


Como dissemos acima, é natural que o cliente mude de ideia já com o projeto de sua casa ou apartamento pronto, afinal, ele pode ver um determinado móvel e querer alterar em função disto. Com a maquete eletrônica essa alteração para adaptação às exigências do cliente é bem mais fácil e rápida com os recursos que a maquete eletrônica oferece.


Essa facilidade em alterar algum aspecto do projeto ajuda muito, tanto em relação a percepção do interessado no projeto, como também o trabalho do profissional, tornando a dinâmica e interação entre o que o cliente quer e o que o profissional está oferecendo bem mais clara.


Variedade e Espaço


Com a maquete eletrônica, você pode apresentar o projeto de várias maneiras, seja com realidade aumentada, vídeos animados ou realidade virtual. Existe programas de maquete virtual para diversas necessidades, o ideal é que você estude qual seria a melhor opção para você.


Outra vantagem que você irá encontrar utilizando a maquete virtual, é o fato de que por está dentro do computador, a mesma não ocupará espaço físico, facilitando até mesmo a sua apresentação e compartilhamento.


Possibilidade de testes


Com a maquete eletrônica, os profissionais de arquitetura têm a possibilidade de testar alternativas que possam deixar o projeto o mais próximo possível do que foi imaginado. Com as ferramentas certas que os programas de maquete eletrônica oferecem, é possível fazer testes com texturas, cores, iluminação e acabamentos de maneira que eles fiquem o mais próximo possível da realidade.


Em uma maquete tradicional não seria possível realizar esses experimentos com a finalidade de melhorar o projeto. Por isso que para uma otimização de trabalho e também para evitar possíveis falhas, a maquete eletrônica se torna essencial para os profissionais da área arquitetônica.


Com a maquete eletrônica o cliente poderá ter uma experiência de imersão no projeto


É muito importante que o cliente interaja com o projeto, e para isso, é necessário que ele seja de fácil entendimento. Mas, não só isso, a maquete eletrônica tem como um dos principais objetivos proporcionar uma imersão do cliente no projeto apresentado para ele.


É muito importante que os clientes possam imergir nos espaços que estão sendo projetados na maquete eletrônica para que tenham uma ideia de como ficará o resultado final da obra. Com o uso do software certo, é possível que o cliente tenha uma noção real de como ficará o resultado final, e a partir disso, aprovar ou solicitar alguma modificação que ele ache necessária.


Com a possibilidade de visualizar o projeto em posições diferentes, é possível compreender melhor os projetos, assim como entender os ambientes e suas combinações.


Possibilidade de montar seu portifólio e vender os projetos


Com a maquete eletrônica, é possível para o profissional de arquitetura por exemplo, montar seu portifólio de trabalho com projetos já executados, com a intenção de apresentar ao potencial cliente o estilo arquitetônico adotado por esse profissional.


Elas têm um poder de vender os projetos, pois com a visualização dos mesmos é possível proporcionar ao cliente uma visão de como será o empreendimento. Com essa visão, o cliente pode se imaginar dentro do resultado final do projeto, influenciando assim a decisão do mesmo de comprar.


As maquetes eletrônicas estão cada vez mais, inseridas no mercado arquitetônico pelas facilidades, economia e interação que proporcionam tanto para quem trabalha com elas, como também para os clientes interessados nos projetos.


Ela tornou-se a principal ferramenta do dia a dia de empresas de construção civil e arquitetura, principalmente por oferecerem praticidade e qualidade para o trabalho.



6 Vantagens de utilizar maquetes eletrônicas nos projetos arquitetônicos

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo